Texto

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Voltar a pagina anterior

ACNE

www.ervaslondrina.com.br

Resultado de imagem para ACNE natural

Resultado de imagem para ACNE natural

Resultado de imagem para ACNE natural

Ver detalhe de imagem relacionada

Acne hormonal: tratamento natural e caseiro

A acne é uma inflamação da pele muito comum na fase da puberdade, mas também pode aparecer quando somos já adultos, na maioria dos casos como consequência de desequilíbrios ou distúrbios hormonais no organismo, como os que são gerados durante a gravidez ou o ciclo menstrual. A acne hormonal costuma a se manifestar em poros entupidos com cistos profundos, inflamados e sensíveis ao toque principalmente na área das bochechas e ao longo da linha da mandíbula.

Além disso, antes de iniciar um tratamento dermatológico se a acne é bem acentuada, também é possível combatê-la com alguns tratamentos naturais e bons cuidados de higiene. Para isso, para saber como acabar com a acne hormonal e como eliminar a acne hormonal através de um tratamento natural continue a ler esse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Tratamento do acne vulgar

O que causa acne

Mas o que causa espinha depois da puberdade? Ou melhor, o que causa espinhas no rosto depois dos 30 anos de idade?

Em muitas ocasiões, o principal fator que desencadeia a acne hormonal é um desequilíbrio hormonal no organismo, o que pode acontecer em várias etapas da nossa vida, como:

·         Puberdade: essa é uma fase da nossa vida na qual se registram muitas mudanças hormonais e, consequentemente, a pele secreta uma quantidade maior de gordura. As espinhas aparecem com mais frequência na área T do rosto, onde há uma quantidade maior de glândulas sebáceas.

·         Gravidez: durante a gestação, o corpo feminino também passa por grandes mudanças hormonais e essas podem aumentar a produção de glândulas sebáceas e resultar em acne, espinhas, além de outras mudanças na derme, como manchas e estrias.

·         Menstruação: também se pode observar o aparecimento de acne e espinhas na área da mandíbula e do queixo durante a menstruação já que durante esses dias os hormônios atuam diretamente sobre a superfície da pele.

·         Stress: o stress atua diretamente sobre os hormônios androgênicos, provocando uma maior produção de gordura e uma consequente inflamação das glândulas sebáceas.

·         Pílula anticoncepcional: anticoncepcional para acne? Na realidade é o contrário: devido a grande quantidade de hormônios presente nesse medicamento, seu uso pode gerar acne hormonal. Por isso, em alguns casos pode ser melhor que você pare de tomar a pílula.

·         Transtorno hormonal: sofrer de um distúrbio hormonal específico, como a síndrome do ovário policístico (SOP) pode provocar o aparecimento de acne.

Leia também: Como tratar acne juvenil

Acne hormonal: limpeza e higiene da pele

Antes de recorrer a um tratamento para a acne hormonal, sendo ele natural ou a base de fármacos, é muito importante que você preste atenção na limpeza adequada da sua pele para evitar que as inflamações piorem devido a um excesso de gordura ou sujeira.

Há algumas regras básicas que devem ser levadas em conta na hora de lavar o rosto de que sofre de acne hormonal, como:

·         Lavar o rosto 2 vezes por dia, uma de manhã e outra de noite, para eliminar toda a sujeira e gorduras acumuladas, assim como restos de maquiagem.

·         Utilizar produtos adequados para essa limpeza: em caso que a acne hormonal aumente ou fique mais séria, deve-se usar uma pomada ou creme antiacne receitado por um dermatologista; se ela continua mais leve, é útil usar produtos para a pele gordurosa ou com acne hormonal, que seja à base de água, que não contenham azeites e que sejam livres de álcool e fragrâncias.

·         Usar sabonetes naturais também pode ser uma boa opção para lavar o rosto com acne hormonal. Alguns dos melhores, e até fáceis de se fazer em casa, são o de chá verde, coco, aveia, argila verde ou aloe vera. Se você estiver curioso sobre o assunto, leia o nosso artigo "Como fazer sabonete para pele oleosa".

·         Utilizar sempre água fria ou morna, evitando a água muito quente diretamente no rosto.

·         Retirar o sabonete ou outro produto sempre com água.

·         Secar a pele dando toques ligeiros com a toalha e nunca esfregando-a no rosto.

Além disso, se você gosta de se maquiar, mas sofre de acne hormonal confira os nossos conselhos no post "Como maquiar pele com acne".

Acne hormonal: tratamento natural e caseiro - Acne hormonal: limpeza e higiene da pele

Acne hormonal: como tratar com aloe vera

Um bom remédio para acne hormonal é usar aloe vera na pele com as espinhas. Os benefícios dessa planta, também chamada de babosa, para ajudar nas inflamações cutâneas são grandes e, entre eles, se destacam seus efeitos adstringentes, regeneradores e cicatrizantes.

Aloe vera, portanto, pode ajudar a reduzir as gorduras na pele, a desinflamar o local mais rapidamente e a reparar os tecidos prejudicados, prevenindo o surgimento de cicatrizes ou marcas.

Acne hormonal: tratamento caseiro com aloe vera

Nesse caso, o tratamento é simples, basta ter a sua disposição um pouco de gel de aloe vera, seja ele extraído diretamente de uma folha da planta ou de uma loção ou creme comprado em farmácia, e aplicá-lo sobre a pele com acne hormonal bem limpa. Deixe que o produto atue por no mínimo 20 ou 30 minutos.

Saiba também: Como fazer sabonete de aloe vera

Acne hormonal: como tratar com óleo de prímula

O óleo de prímula é um dos produtos naturais que podem ser usados por mulheres na hora de combater e eliminar a acne hormonal. A razão disso é que esse óleo tem muitos benefícios para a saúde feminina, entre eles os que estão relacionados à regulação hormonal.

Por conter ácido linolênico e gama-linolênico em sua composição, o produto consegue regular o sistema hormonal e é um excelente tratamento natural para aliviar ou melhorar os sintomas do transtorno pré-menstrual (TPM) e da menopausa, além de ajudar a regular também a menstruação.

Também se deve destacar a sua função antiacne, conseguindo reduzir a produção excessiva de gordura, diminuindo a inflamação dos poros e prevenindo o surgimento de novas impurezas.

Acne hormonal: tratamento com óleo de prímula

Você pode aplicar o óleo de prímula diretamente sobre a pele ou diluir esse líquido em um creme ou hidratante antiacne para potencializar seus efeitos.

Outra opção é a de incorporar cápsulas de óleo de prímula na sua dieta cotidiana. A dose geral varia entre os 4 e 8 gramas ao dia dividida em algumas cápsulas. Mesmo assim, é importante reforçar que sempre é recomendado consultar um médico ou dermatologista sobre o assunto.