faixa.jpg

Voltar ao menu principal

Cáscara Sagrada

 

 Formas de Pagamento

 


Veja detalhes do pagamento

 

 http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRutghAsRZ9ORn-MVz6_Jnsr5bdTe5SL1BqdxnizA5V4y7G43jqCw

 

A Cáscara Sagrada, originária da região americana do oceano Pacífico, era usada pelos nativos antes da colonização européia como purgante e tônico.

Cáscara Sagrada é encontrada do norte dos Estados Unidos até a Colômbia. Essa planta começou a ser utilizada pelos índios da América antes da colonização no século XVI como purgativa e tônica chegando somente no final do século XIX na Europa.

Cáscara Sagrada tem efeitos laxantes, o que acelera a velocidade com a qual os alimentos são eliminados, porém também diminui a absorção dos nutrientes.

A Cáscara Sagrada aumenta os movimentos peristálticos intestinais e a passagem de líquido para o tubo intestinal, o que facilita a evacuação. Desta forma, tem indicação para casos de constipação intestinal.

Os constituintes da Cáscara Sagrada são caracterizados por substâncias chamadas de derivados antraquinônicos, que em contato com a mucosa intestinal, aumentam os movimentos peristálticos, facilitando assim a eliminação das fezes. Indicado para prisão de ventre.

Sua vantagem sobre o Sene, é que ela não provoca dores de barriga ou diarréias.

Pode ser usado na forma de chás ou cápsulas, cuja dosagem é mais concentrada.

 

Nome científico: Rhamnus purshiana D.C.

 

Família: Rhamnaceae.

 

Outros nomes populares: rhamnus (ingles), sacred bark (inglês), cáscara sagrada (espanhol), cascara sagrada (francês), cascara sagrada (italiano); cascara e amerikanische faulbaum (alemão).

 

Constituintes químicos: aldemodina-ranol, aloe-emodina, aloínas, barbaloínas, cascarosídeos A, B, C e D, emodina, heterosídeos antraquinônicos.

 

Propriedades medicinais: diurético, emenagoga, estimulante, estomacal, febrífugo, laxante, tônico, purgativa, colagogo.

 
 

Cáscara-Sagrada (Rhamnus purshiana)

 

História

A casca exterior da árvore designada botanicamente por Rhamnus purshiana é conhecida em vários países como Cáscara-Sagrada e é provavelmente uma das plantas medicinais mais populares nos Estados Unidos, sendo que o seu uso medicinal seja utilizado há muito na Europa e nos restantes países de todo o mundo. Utilizada tradicionalmente pelos índios americanos, o seu uso vulgarizou-se entre os pioneiros que conquistaram o oeste americano, tendo-se tornado uma planta medicinal popular a partir de 1800. O seu nome, Cáscara-Sagrada, deriva do facto de a sua difusão ter sido feita a partir de comunidades hispânicas na costa leste dos EUA, que lhe atribuíam propriedades sagradas

Características

Pertence a família Rhamnaceae.

Propriedades medicinais

A Cáscara-Sagrada tem várias indicações terapêuticas; obstipação crónica, discinésia biliar, colecistite crónica, litíase biliar e meteorismo. A sua acção antiobstipante que esta planta é conhecida a milhares de anos por povos de várias culturas, o que atesta a sua segurança de utilização. Entre as vantagens da utilização da Cáscara-Sagrada destaca-se a vantagem de não induzir habituação, ao contrário de muitos outros laxantes, e acção de reeducação intestinal, e que é obtida sem efeitos acessórios; diarreias, dores abdominais e cólicas. Os principais princípios activos da Cáscara-Sagrada são antraquinonas glicosiladas (6% a 10%), entre os quais a Emodina, Frangulina e os Cascarósidos. As principais acções medicinais da Cáscara-Sagrada são; estimulação e acção peristáltica do cólon, estimula a produção de secreções digestivas em vários órgãos do aparelho digestivo (vesícula biliar, estômago, pâncreas e fígado), e ajuda a dissolver os cálculos biliares. Como prevenção no uso de laxantes, a utilização da Cáscara-Sagrada não está recomendada em situações de dores abdominais, náuseas, vómitos, obstrução intestinal, apendicite e doenças inflamatórias do cólon (colite ulcerosa e doença de Crohn), crianças com menos de 10 anos, e em casos de desidratação grave.

Outros nomes

Cáscara-Sagrada

 

Pedido Fone 43 3325 5103